NOTÍCIA : TV Brasil lança na segunda-feira seu canal internacional
Enviado por Webmaster em 22/05/2010 11:57:58 (77 leituras)


A TV Brasil dará início na segunda-feira, dia 24 de maio, às transmissões de seu canal internacional, que começará a ser distribuído pelo continente africano. O lançamento acontecerá em solenidade no Itamaraty, às 15 horas, com a participação do presidente Lula e de representantes da comunidade africana, que será transmitida para a África pelo Canal Internacional.

Como toda TV Pública nacional, a TV Brasil vem planejando há algum tempo seu canal internacional, destinado a divulgar informações sobre o país, sua cultura, seu povo, suas riquezas e suas oportunidades. Atenderá ainda a uma forte demanda da comunidade de brasileiros emigrados para que a programação da TV Pública seja oferecida no exterior. O Brasil tem hoje mais de três milhões de brasileiros que vivem em outros paises. Eles apresentaram esta reivindicação na II Conferência de Brasileiros no Mundo, organizada pelo Itamaraty em Outubro passado.

A partir de segunda-feira, o sinal estará disponível em 49 países africanos (lista de paises no final do texto). O canal será transmitido em Língua Portuguesa, como os canais das TV públicas internacionais (BBC/Inglaterra, RTVE/Espanha, RAI/Itália, Canal Cinq/França, NHK/Japão). A programação será composta por conteúdos da própria TV Brasil, selecionados com ênfase em aspectos informativos e culturais sobre o Brasil, ajustados ao fuso horário de Angola, que é de quatro horas a mais que o fuso de Brasília. O telejornal Repórter Brasil, por exemplo, será transmitido ao vivo, chegando ao continente africano à uma hora da manhã, sendo reprisado depois no início da manhã. Haverá ainda, na grade africana, três programas criados especialmente para o canal internacional. O Conexão Brasil, que situa a posição do Brasil em relação a grandes temas mundiais; O Brasileiros no Mundo, voltado para as comunidades de emigrados, e o Fique Ligado, uma agenda cultural para os brasileiros que vivem no exterior.

Para a montagem do canal, a Empresa Brasil de Comunicação teve pouquíssimos gastos operacionais. O satélite que está sendo usado já era utilizado para distribuir o Canal Integración, canal criado em 2003 pela antiga Radiobrás, em parceria com os três poderes da República e TVs latino-americanas, com o objetivo de fortalecer a idéia da integração continental. Depois de cumprir este importante papel, a parceria foi encerrada e o satélite utilizado para distribuir o novo Canal Internacional. A programação é a do canal doméstico, com exceção dos três programas específicos já mencionados.

Fonte: AD NEWS

Página de impressão amigável Enviar esta história par aum amigo Criar um arquvo PDF do artigo
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Usuários online

4 visitantes online (1 na seção: Notícias)

mais...

Novos usuários

ugexug 13/10/2019
carlosmelo 05/8/2019
claudiney 29/7/2019
Esmeraldo 06/12/2018
teste 27/5/2010
Webmaster 04/4/2010